sábado, 15 de março de 2008

O espelho da Juventude















(Fotografia recebendo o trofeu de campeões do festival Cultura Inglesa em 1992).


O tempo passa. Passa tão rápido, que acaba por deixar buracos na memória da gente. E apesar da velocidade com que a idade avança quantas coisas a gente pode fazer na vida. E apesar dos buracos na memória os bons momentos sempre regressam , de uma forma ou de outra, a frente dos nossos olhos !!!

Eu sou um saudosista por natureza ! Talvez seja até um caso para psicanálise. O Fato é que eu não consigo me desprender da minha adolescência. Porque apesar de hoje eu ter tudo o que eu tenho, foi num passado não tão distante que eu me encontrei com a juventude. Isso não quer dizer que eu não goste da minha vida atual, muito pelo contrário, eu tenho grandes paixões na minha vida. Porém, foi no passado que eu encontrei meus primeiros amigos, minhas primeiras confusões, meus primeiros amores e minhas primeiras diversões. Com certeza por lá deixei algo muito mal resolvido. Porque chego a me emocionar quando penso naquela época. Ou será que isso se passa com todos nós ??

Na verdade o detalhe não esta preso na época em que vivi. O detalhe esta preso no espelho, afinal quando a gente olhava no espelho naquela época, tínhamos por volta dos 15 ou16 anos de idade. Então para cada um de nós essa sensação deve ser parecida. Sentimos saudade da juventude e dos bons momentos vividos nela. Aí cada um de nós praticou o seu mundo mágico conforme a época e o gosto.

Naquela época eu escutava muito Rock and Roll. E escutava muito Rock nacional também. Escutava Golpe de Estado, Paralamas do Sucesso, outras coisas mais pesadas e também escutava Barão Vermelho. Esta última banda tem um espaço especial em meu coração. Adoro o som do Barão Vermelho. Quantos shows do Barão eu assisti ali no largo de Pinheiros numa casa, saudosa casa, chamada Dama Xoc. Pra mim o Barão era quem fazia o Rock anda Roll nacional de primeira. Hoje em dia algumas pessoas podem não concorda com isso, afinal NX0 é o que há, não é mesmo ?

Depois de mais de 20 anos, recebi o convite de velhos e bons amigos daquela época para ingressar numa banda cover de Rock Nacional. E eis que eu lá estou. Há 20 anos atrás tocando algumas coisas que adorava naquela época, tomando muita cerveja ao lado de bons amigos que já estiveram de frente ao mesmo espelho que eu.

Se você ainda não passou por uma experiência como esta, deve ser porque o seu espelho ainda reflete sua juventude. Aproveite sua vida e espere porque um dia isso tudo pode fazer parte dos seus sentimentos também. Talvez daqui 20 anos eu escreva outro texto saudosista sobre os meus 37 anos.

3 comentários:

Serbão disse...

putz!!!! tbem tenho essa foto!!!
só uma correção:
foi em 1992, na Up&Down da Pamplona!!!

:)

Anônimo disse...

Dou a maior forca para voce entrar na banda. Nao para tentar voltar a adolescencia, mas para poder se divertir e viver uma paixao e um hobby que voce tem direito a ter mesmo depois dos 40.

Com certeza me identifico com o seu saudosismo, porque naquela epoca a gente podia se dar ao luxo de errar, fazer bobagem, sempre tinha tempo para consertar e dar a volta por cima.

Crotti disse...

92 é ? Retificado !
Véio é dureza. Uns perdem o cabelo, outros a memória !!!
Pois é Leila. Naquela época eu só fazia bobagens mesmo. E depois eu tive um longo tempo pra poder consertar e dar a volta por cima.
Mas valeu a pena tudo o que vivemos.
Abraços