segunda-feira, 31 de março de 2008

Black Snake Moan




















R. L. Burnside nasceu no Mississipi no ano de 1926. Um verdadeiro Bluesman. Sua música tem uma sonoridade incrível. Eu acabei por conhecê-lo meio que sem querer quando resolvi comprar um disco apenas por achar a capa interessante. Resolvi arriscar, não sabia o seu conteudo e acabei por gostar demais do que eu ouvi. Ele me conquistou logo de cara. O saudoso velhinho que se foi no dia 01 de Setembro de 2005 fazia um som muito dançante e repleto de slide. O que mais me chama a atenção no som dele é que suas músicas soam completamente diferente do tradicional. É um daqueles músicos que a gente identifica quando escuta. Gosto muito do som de Burnside.

Esta semana assisti ao filme “Black Snake Moan”. Recomendação, diga-se de passagem, do grande amigo Társio. E por uma incrível coincidência, o filme esta repleto do Blues de R. L. Burnside. Afinal de contas é um filme dedicado ao R.L. Burnside. Mas o filme não conta a história de R.L. Burnside. Apesar do diretor ter se espelhado muito em R.L. Burnside, o filme acaba apenas por fazer reverência ao grande Bluesman. Outra amostra é o nome do pastor do Filme que é chamdado de R.L.

Não vou contar a história do filme por motivos óbvios, mas recomendo que vocês o assistam por se tratar de um filme de Blues com uma história interessante e uma trilha sonora muito legal.

Alguns momentos musicais do filme são realmente de arrepiar. Um dos grandes personagens do filme é protagonizado pelo excelente ator Samuel L. Jackson e num destes momentos mágicos, ele resolve fazer um som num buteco. O cara saca do case uma linda ES-335 Cherry e na Seqüência a gente vê e escuta o cara tocando Alice Mae”, acompanhado de um guitarrista Slide e um baterista. Esta música na realidade foi composta por Burnside e Kenny Brown. Qual não foi a minha surpresa quando vi que o próprio Kenny Brown atua e toca na cena ??? Pra quem não sabe, Kenny Brown acompanhou R L. Burnside durante 26 anos e era considerado como o filho adotivo de R. L. Burnside. Nesta mesma cena, o baterista é Cedric Burnside que é neto de R.L. Burnside.

A trilha sonora do filme é muito boa e conta com a música "Mean Ol' Wind Died Down" escrita por Luther Dickinson e interpretada pelo super grupo North Mississippi Allstar.

Além de Luther Dickinson a banda North Mississippi Allstar, conta com Duwayne Burnside na outra guitarra. Duwayne é ninguém menos do que o filho legítimo de R.L. Burnside.


Enfim, fiquei surpreso com estes detalhes do filme. Mas eu não conto, afinal sou muito fã de R.L. Burnside.

Burnside deve ser o Bluesman, mais tosco que já ouvi !!! Muito bom

Site do filme : http://www.moanmovie.com/


Trailer




Um comentário:

Társio disse...

Man,
Embora eu tenha gostado bastante do filme (pela historia pirada e a tematica do blues) e da sua trilha sonora (por razoes obvias), eu nem me liguei nesses detalhes a respeito do R.L.. Conheci a musica dele, baixei alguns albuns e na epoca nada me despertou o interesse. Com certeza depois deste post vou rever isso. Valeu! []'s