quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Gilmourizado






















Você já pensou se fosse possível escolher um corpo pra viver ? Sim escolher uma pessoa pra ser. Quem você gostaria de ser ? O Presidente da República? Um bombeiro ? Um fazendeiro rico ? Uma personalidade famosa da TV ? Se eu pudesse escolher eu gostaria de ser o Sr. David Gilmour!

Gilmour é um dos meus grandes Heróis da guitarra. Ele é o cara que gravou coisas que me fizeram pensar “Eu gostaria de ter criado isso”.

Pra ser sincero, Gilmour foi o cara que me ensinou o que era o Blues. Quando comecei a tocar guitarra, ficava tentando improvisar sobre os discos solos dele ou do Pink Floyd. Foi uma fase musical muito importante da minha vida, afinal estava tento aulas com o Sr. David Gilmour. E se a gente parar para analisar acaba por ficar impressionado com a quantidade de Blues que está contida no som de Gilmour.


David Gilmour reúne tudo o que há de melhor num guitarrista. Poucas notas, muito Felling e pegada absurda. Sons, Timbres e intenções que chegam a doer no coração. Seus solos me emocionam. Além disso, o cara sabe usar efeitos, digo quilos de efeitos, como ninguém.

É claro que a história de David Gilmour se fundiu com a minha história a partir do momento em que comecei a me interessar por música. Especificamente por Rock e claro a banda Pink Floyd.

É uma pena que ele não volte a tocar com a banda Pink Floyd, eu gostaria muito de ver a banda completa. Mas dá pra entender, afinal de contas, são relações egocêntricas demais para um grupo só e além disso, ele já não é mais tão jovem para encarar uma turnê!
As marcas do tempo estão presentes no corpo de David. Dá pra notar que o tempo passou. Porém o mesmo tempo que castiga o nosso frágil corpo humano, tornou Gilmour um guitarrista melhor e cada dia mais experiente. Acredito que o tempo ainda há de torná-lo imortal! Enfim, talvez ele não possa encarar uma turnê mas com toda certeza do mundo ainda é capaz de surpreender e muito.

No Show intitulado “ Remenber That Night” que foi registrado em DVD e executado no Royal Albert Hall, Gilmour mostra todo o seu talento e força. O cara literalmente dá um show. Entre os grandes músicos presentes na banda estão Mr. Richard Wright desnecessário qualquer comentário a respeito, o excelente baixista Guy Pratt e Phil Manzanera. Além disso houve a participação mais do que especial de David Bowie, Robert Wyatt , David Crosby e Graham Nash.
O Show é simplesmente fantástico e não há um momento sequer que dê pra desviar a atenção. Tanto pelo fato da apresentação musical arrasadora, como pelo fato dos maravilhosos instrumentos que Gilmour utiliza. Ele tira timbres maravilhosos de suas guitarras Black e Candy Apple Red, ambas guitarras modelo Stratocaster fabricadas pela Fender. Ainda por cima usa uma Gibson Les Paul Gold Top modelo 1956 e uma Gretsch Duo Jet. , ambas com sistema Bigsy de tremolo.
Como se não fosse o suficiente, Gilmour utiliza-se de um Lap Steel e também de um Weissenborn. Sem contar o belo timbre de um violão Gibson. É simplesmente arrasador. Completando, ele tem ainda a ousadia de tocar Sax no show. E demais para mim. Isso sem mencionar que ele ainda canta. E canta muito.

O que mais possa falar de David Gilmour ? Acredito que não há nada mais do que falar a respeito. Escutem e vejam o que puderem dele. Ele é um guitarrista essencial para qualquer músico do planeta. Eu simplesmente desejo que ele se torne eterno e que atravesse gerações e gerações mostrando a todos como é que se toca uma guitarra.

Um comentário:

Caio disse...

Sabe tudo esse Gilmour. Foi meu primeiro ídolo também. E continua sendo.