sábado, 8 de dezembro de 2007

A alma de um artista

















Eu sempre tive um problema sério no que diz respeito ao lado emocional. Sempre me achei um cara emotivo apesar de não demonstrar. Sou daqueles que não consegue pisar numa formiga. É verdade !! Minha mulher fica possuída comigo, pois vivo colocando os insetos para fora de casa. Hoje estou mais controlado embora numa época mais Hiponga de minha vida, eu já tenha chorado ao ser noticiado por jornais televisivos de que alguns animais estavam em risco de extinção. Fazer o quê? Sou assim.

Talvez esse lado emocional possa explicar certos gostos musicais que eu tenho. Tenho uma propensão enorme para gostar de coisas melosas. E acho bem legal isso. Afinal de contas música, desde que seja sincera, sempre é música. E quando ela é capaz de emocionar eu acho melhor ainda.

Tenho pensado muito em composições. Em 2008 pretendo entrar em Estúdio e registrar minhas composições criando o tão sonhado disco próprio, embora independente e descrente. Às vezes me pergunto qual é a melhor forma de registrar minhas composições? O que fazer para não esquecer aquele momento produtivo? Aí acabo usando o computador ou algum pedal capaz de armazenar minhas informações musicais. Porém, na realidade o melhor lugar para armazenar idéias e sentimentos musicais se chama alma. Eu diria que quase todo artista tem alma. E é nela que podemos encontrar todas as fotografias de nossas vidas. Na alma encontramos as alegrias e felicidades proporcionadas por diversos motivos cotidianos. Enfim, musica nada mais é do que uma extensão do seu vocabulário. Uma forma de manifestar seus sentimentos através de um instrumento musical.

Gosto muito de músicas alegres ! O Rock é alegre ? AC/DC, por exemplo, me desperta uma grande doze de adrenalina que é capaz de me fazer pular pela casa toda. O que falar daquelas músicas cheias de clima que podem transformar horas de transito infernal num passeio divertido pelas ruas e avenidas de São Paulo? Já se pegou pensando em ficar mais tempo no transito só para terminar de escutar aquele disco maravilhoso que você tanto gosta? Apesar disso tudo, eu confesso que melodias que carregam certa dose de sentimento conseguem me tirar do eixo e chegam a me fazer chorar de verdade. E pra mim o grande êxtase musical e emocionar. E fazer a gente sentir, parar e pensar !

É muito interessante pensar no que esta por trás de uma música. De onde vieram todas essas idéias e sentimentos que se transformaram em música? Há diversas explicações. Há diversas experiências de vida. Motivos tristes ou alegres. Fatalidades, lamentos, nascimentos, orgulho, entre tantos outros sentimentos terrestres.

Eu diria que artista é aquele cara que viveu suas glorias e tristezas e as disponibilizou para o mundo em forma de música.

Músicas são nossas histórias de vida !

Nenhum comentário: