sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Além do seu tempo

















Algumas pessoas que vêm ao mundo podem ser consideradas diferentes das restantes. Geralmente elas são dotadas de uma capacidade e de um talento anormal. Estão num outro patamar e quando executam suas atividades, sejam lá quais forem, acabam por se tornarem diferenciadas e admiradas pelo restante do mundo.
Entre esses maravilhosos seres humanos ainda existem aqueles que conseguem enxergar um futuro muito distante da realidade presente. E dependendo do que se quer conquistar, pode-se alcançar direções variadas como o sucesso empresarial e financeiro ou a realização cultural de um indivíduo. Ainda existem aqueles que não tem sequer noção de que possuem este talento. Isso não é diferente no meio musical. E neste caso há muitos seres dotados deste talento especial sendo que muitos acabam por se tornarem eternos. A música tem este poder.

Eu costumo dizer que o pessoal de antigamente fez tudo o que tinha pra se fazer na música. Talvez seja uma opinião particular demais, mas eu tenho este conceito de que a qualidade das bandas e músicos anteriores à década de 80 é imensuravelmente incomparável com a dos músicos e bandas posteriores ao período. Tudo bem. Eu confesso. Sofro da síndrome da nostalgia. Estou velho e não tenho mais a cabeça aberta para as novidades. Afinal de contas são outros tempos. Pelo menos pra mim.

Entre um universo de bandas e músicos eu vou comentar uma delas. A Allman Brothers band. Essa banda me faz respirar muito Blues e muito Rock. Além disso, no som da banda está contido uma grande quantidade de guitarra slide, assunto pelo qual eu sou fascinado.

Slide ? Sim. Slide é o ponto onde eu queria chegar.
Inicialmente a Allman Brothers Band possuía como um de seus guitarristas e também fundador da banda um cara chamado Duane Allman.

Duane Allman é um daqueles casos ao qual eu me referia no inicio deste texto. Um músico cheio daquele talento especial. Com certeza um guitarrista que estava além do seu tempo e que talvez sequer tivesse noção disso. Tenho escutado muita coisa do Allman Brothers e confesso que ainda fico assustado com o poder da guitarra Slide de Duane. A sua linguagem musical ficou para sempre. É algo extremamente moderno para as décadas de 60 e 70. Duane parecia ter surgido do futuro e caído direto sobre um palco. Tocava fácil o que até hoje é extremamente complicado para muitos guitarristas.

Se você curte Slide Guitar meu conselho é que vá escutar a Allman Brothers Band. Muito provavelmente você já fez isso há um bom tempo. Mas não custa nada avisar aos desavisados.

Infelizmente, no dia 29 de Outubro de 1971, Duane Allman sofreu um acidente com sua motocicleta e veio a falecer. Coincidentemente eu nasci em 1971. Além disso, sou espírita e sempre que relembro este fato, fico a martelar na cabeça que ele poderia ter morrido um pouco antes. Quem sabe assim eu não seria a reencarnação dele. Acredito que ele não tenha reencarnado tão rapidamente. Essa hipótese torna-se bem mais forte quando a gente escuta Derek Trucks tocando.

Deixando a brincadeira de lado e voltando ao assunto, a obra de Duane ficou imortalizada através de várias gravações que ele fez num curto período de produtividade e criação musical. Alem da sua banda, Duane gravou com muitos artistas famosos. Sua participação mais famosa foi ao lado do mestre Eric Clapton na gravação de Layla.
Duane Allman influenciou muitos guitarristas. Através da trajetória da banda Allman Brothers, é possível apreciar o poder dessa grande influência musical nos próprios guitarristas que passaram ou que ainda permanecem na banda. O xerife Dickey Betts, Warren Haynes e Derek Trucks (olha ele aí outra vez) são guitarristas que sempre nos fazem lembrar do porque Duane Allman foi um músico tão fantástico e criativo. É muito clara a influência exercida por Duane na banda. Sendo assim, eles acabam por se tornarem lembranças vivas e representam o poder da guitarra que está contido na Allman Brothers Band.

A Allman Brothers é uma grande escola de guitarra Slide. E ela foi criada por Duane Allman há muito tempo atrás.

Um comentário:

Roberto Terremoto BluesMan disse...

Muito bom o artigo !!!

Paz e Blues.
Terremoto

Coloquei seu link no meu blog.