sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Fender Telecaster 1952 - Keith Richards

















Keith Richards é uma das grandes estrelas do Rock ! Um cara que esta em atividade há tanto tempo que chega ser díficil de acreditar. Eu penso que Keith é o próprio Rock and Roll. Não existe no planeta nada mais próximo do Rock and Roll do que ele. O cara respira isso e outras coias também !!

















Parece que sua coleção de guitarras chega a um número expressivo próximo de 3.000 unidades entre guitarras, violões e similares. E muitas delas ele ganhou ! Há algum tempo atrás declarou que não conseguia tocar todos os intrumentos. E que na verdade suas ferramentas de trabalho estariam na base de 1o instrumentos. Pensou em abrir um museu ou em começar a presentear os amigos com suas guitarras. Imagine só que tipo de instrumentos deve haver na sua coleção ? Eu acho que mataria para poder dar uma olhadinha nisso tudo.
























Entre tantos instrumentos, o que ressalta aos olhos, ou melhor aos ouvidos são os sons que Keith tira de suas guitarras. Entre elas, uma que eu adoro é sua Fender Telecaster 1952. O que é curioso são as modificações que Keith costuma fazer em sua guitarras. Essa guitarra teve sua ponte trocada por uma American Standard. Além disso ele não utiliza a Sexta corda, removendo o sadles. Costuma dizer que é para beneficiar o baixista. Além disso a afina em G ! Também instalou um Paf na posição do braço. Diz a lenda de que é um captador retirado de uma Lap Steel. Várias discussões sobe o assunto rolam por aí e variam entre a origem do captador, fiação usada, ligação invertida e por aí vai. Tudo isso me leva a conclusão de que não é a toa que seu som é tão característico e sensacional. Keith não é um guitarrista técnico, mas é um dos mais criativos de todos os tempos. Poucas notas e diversos assuntos. Que o digam os fãs de Rolling Stones.





Você acha que essa guitarra perde o valor da originalidade com essas alterações ? Seria uma contradição sobre a originalidade ? Eu não acho. Pra mim ela entra para a história como a Tele 52 modificada de Keith Richards.

"Keith Richards é o cara e um dia a gente se encontra com ele no inferno !!! " - Esta frase é uma homenagem a meu amigo Társio (6) !

Um comentário:

Társio disse...

Quando os Rolling Stones vieram ao Brasil em 2006, a Giannini conseguiu entregar nas mãos do Keith uma Guitarra Craviola, modelo Top de linha. Aposto que o keith passa por isso frequentemente, mas o som dele com telecaster é inconfundível! Vale lembrar que o Keith tem uma LP 1959 também, ein? Abç e belo post!