segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Deus e o Diabo na terra do Rock !
























No final da década de 80 éra muito comum escutar numa rádio chamada Brasil 2000 uma banda brasileira chamada Golpe de Estado. Eu e muitos amigos eramos fãs demais dessa banda. Seus integrantes eram Catalau nos vocais, Paulo Zinner na bateria, Élcio Aguirra nas guitarras e Nelson no Contra baixo. Catalau era um grande vocalista e proprietário de uma presença de palco como poucos por aí. Na realidade ele éra completamente louco, chapado pelas drogas e alcool ! Mas era sensacional em cima de um palco. Sempre chapado!

Sábado passado estava eu numa loja de instrumentos musicais nas próximidades da Teodoro Sampaio quando me entra um maluco na loja. O cara saca de uma bag uma Telecaster azul Clara feita pelo Tágima. E começa a explicar, repleto de felicidade, os detalhes da guitarra. No meio da conversa ele começa a dizer coisas que me chamaram a atençao. Disse que já havia tocado com o André Cristovam e também participado da famosa Casa das Máquinas ! Eu já arregalei meus olhos surpresos e pensando.... quem é este maluco aí ??? Finalmente o cara disparou que havia tocado no Golpe de estado. Eu de imediato já perguntei para ele. Em que época você tocou com o Golpe ? Ele espontaneamente respondeu que sempre havia tocado com o Golpe ! Então eu começei a me ligar. E fiz minha indagação final. Qual o seu nome ? Ele então respondeu, meu nome é Catalau !!!!!!!! E fiquei muito surpreso. Afinal de contas eu não tinha notícias deste maluco há um bom tempo !

Então reverênciando a um grande ídolo eu lhe disse que era muito fã de seu trabalho com o Golpe de Estado. Ele ficou agradecido e continuamos num papo curto dentro da loja. Eu disse a todos que ele era o cara do Rock aqui no Brasil. Que nínguem era tão Rock ad Roll quanto Catalau. O cara era uma espécie de Keitt Richards ! Então ele se virou e disse que tudo o que ele viveu foi muito legal, mas que no final ele acabou em baixo das pontes de SP queimado Crack ! Disse que agora só fazia Rock and Roll para Jesus. Muitas pessoas vão dizer que o cidadão fez tudo de errado e depois de cagar tudo virou cristão. Fácil assim ! Você encosta do lado de Deus e os problemas causados já eram ! Eu sei lá, mas por mais careta que possa parecer, Catalau pelo menos se livrou das depêndencias tóxicas. Pra quem já foi um grande fá dele, não pude deixar de manifestar minha alegria. Fiquei feliz de saber que Catalu esta de volta a realidade, que deixou de vagar por aí em busca de algo que não iria levá-lo muito além das grandes estruturas de concretos paulistanas.

Um comentário:

Hohmer disse...

Golpe de Estado foi a melhor banda de rock brasileira, apesar de não alcançar a grande mídia.
E o Catalau tinha um conhecimento do palco como ninguém.
Até tempos atrás eu tinha uma palheta do Helcio Aguirra.
Vendo o vídeo pude reviver algumas lembranças de vários shows que fui.