quarta-feira, 9 de abril de 2008














Poucas pessoas têm uma história musical tão complexa quanto Chet Atkins. Ele realmente foi uma escola para muita gente. Quando eu escuto Chet Atkins tenho a sensação de estar escutando o primeiro guitarrista do mundo. Ele tem sonoridades lindíssimas e suas músicas possuem a sensibilidade que eu sempre esperei de um artista. É a mais pura simplicidade contida em sua complexidade musical. Quanta coisa está presente no som de Atkins. Country, Jazz, Rock entre outros estilos.

A história de Chet Atkins é realmente complexa. Dá pra perceber só pela quantidade de discos que ele gravou.


http://www.misterguitar.com/discography/index.html

Atkins gravou mais de 75 álbuns musicais que venderam mais de 75 milhões de cópias. Ele tocou em algumas das gravações mais vendidas de todos os tempos, como "Heartbreak Hotel" de Elvis Presley e "Wake Up Little Susie" dos Everly Brothers. Atkins ganhou 11 Grammys e outros prêmios de música nos EUA.

Atkins também gravou junto com outros guitarristas. Gravou com o grande Tommy Emmanuel e também com a fera Mark Knopfler. Mark Knopfler é um grande fá de Atkins e parece que a recíproca éra verdadeira. Em uma de suas últimas aparições Atkins, apesar de sua saúde debilitada, presenteou Mark Knopfler com uma linda guitarra Gibson. Isso ocorreu em um festival, em Nashville em jullho de 1998.

Atkins também assinou seu nome em guitarras de marcas consagradas como a Gretsh e a Gibson.

Infelizmente Chet Atkins se foi em 30 de Junho de 2001. A gente perdeu um monstro sagrado das 6 cordas, mas Atkins se tornou uma lenda. Uma Lenda que deverá ser respeitada por muitas gerações. Eu espero que as pessoas possam conhecer pelo menos uma pequena parte de suas músicas.


Um comentário:

Caio disse...

Ahhhh, Chet.
Esse sabia tudo.
Belo texto.