sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Jeff Beck is Back !



Que semana ! Estou realmente muito cansado ! Antigamente não era assim, eu não me cansava facilmente. Talvez  sejam sintomas na vida de um novo velho  ! No final das contas, da semana passada até ontem, a programação noturna esteve bastante agitada e eu tomei tantas cervejas quanto minha barriga pode aguentar, antes de explodir. Fui ao show do Marcio Tucunduva na Quinta passada, Sábado à noite comemoração dos meus nove anos de casado, no Domingo o emocionante Paul MacCartney, na terça ensaio até tarde, na Quarta show com a Marafa Blues no Magnólia e ontem fui ao show do Jeff Beck. Dormir tarde todos os dias e ter que trabalhar no dia seguinte não é fácil. Mas a gente se esforça pra ser um vagabundo né ? Pelo menos durante a noite !
Finalizando a maratona eu só posso dizer que estou muito mais feliz do que cansado, afinal de contas, não é toda semana que você consegue ir aos shows de dois artistas, destes que você sempre sonhou. Neste caso Paul e Jeff ! Duas lendas da música !
O show do Jeff Beck começou por volta das 22h20min e aconteceu no Via Funchal. Sinceramente eu não me lembro do nome dos membros da banda que o acompanharam, e também não curti o som deles. São todos ótimos músicos, mas exaltados e técnicos, não me transmitem a naturalidade que costumo apreciar. O som do Via funchal também não estava ajudando muito. Tudo muito embolado. Mas Jeff estava lá para salvar o show. Acompanhado de sua Fender Stratocaster, ele mostrou porque esta entre os maiores guitarristas de todos os tempos. É realmente impressionante o domínio do velhinho na guitarra. Como ele consegue dar aqueles bends depois da 22ª casa ? Como ele consegue tirar aqueles harmônicos sensacionais ? Como é que a guitarra não desafina ? Ela não desafina ! É impressionante ! Parece-me que Jeff tem ouvido absoluto, o que ajuda a reforçar sua genialidade, mas mesmo assim, o que ele faz com a guitarra é fora do normal ! E como se ele e a guitarra fossem um único corpo ressoando notas, timbres e sons espetaculares ! Se por um lado a banda viajava, muito provavelmente nas loucuras da maestria do próprio Jeff Beck, do outro lado ele compensava com um som de guitarra digno de um Deus !
Um dos momentos mais marcantes para mim foi o clássico “Peaple Get ready”. Eu vivia tentando tirar o Riff deste som quando era moleque, achava demais ! Só faltou o velho Rod Steawart. Quando o show acabou pela primeira vez, beck foi motivado a voltar ao palco através dos gritos de uma plateia histérica e quase toda masculina. Sinistro o que os homens fazem pelo som de uma guitarra, não ? E uma grande quantidade de guitarristas brasileiros estavam lá. Beck is back.  Tocam duas ou três, não me lembro direito, as cervejas acabam prejudicando minha péssima memória. Numa delas, Jeff abandona sua Stratocaster. Ele tem como justificativa para isso um motivo enorme e grandioso. Homenagear o mestre Les Paul que faleceu no ano passado ! Então ele empunha a clássica guitarra que leva o nome do gênio e manda ver num excelente cover do próprio Les Paul. Não me recordo o nome da música agora. Fiquei imaginando se aquela LP seria a Oxblood ! O visual era parecido de longe, infelizmente por solicitação de Jeff, os telões estavam desligados, mas o som da Lp era sensacional. De qualquer forma imagino que não era a original !
Beck terminou o show que teve uma hora e quarenta de duração aproximadamente. As luzes se acenderam e todos foram embora com a sensação de que nunca, em nenhum lugar da galáxia, haverá alguém tocando guitarra como Jeff Beck ! Aposto que muitos não dormiram a noite pensando no porque da maldita stratocaster não desafinar !

Nenhum comentário: