terça-feira, 30 de junho de 2009

Colecionador de Memórias.

A familia que eu tive mais contato foi a do lado Materno. Eramos eu, minha irmã e meus pais. O irmão de minha mãe (tio bú) e sua esposa Cecília, minha querida madrinha, e seus 3 filhos, Dário e Décio (os gemeos) e Dárcio. No topo de tudo, meus avôs maternos, o velho Vitão e sua companheira Luiza. Essa foi a familia com a qual eu convivi muito durante a minha infãncia e adolecência.

Eu não sabia que era filho de Elvis. Só descobri isso, olhando fotografias antigas de meu pai onde sua cabeleira unida as costeletas indicavam uma tendência de moda. Não era a toa que seu apelido era "Cabelo".

Abaixo do lado esquerdo, meus pais. Acho que eu nem havia nascido ainda.



















Eu não sabia que hoje em dia iria gostar tanto daqueles carros velhos onde nos crianças costumavamos brincar. Eram Fuscas, Fordinhos 1929, Studbackers, pumas, Jeeps, entre outros carros maravilhosos.

Os primos brincando num suposto Ford 29.



















Eu não sabia que iria valorizar tanto um lugar que já não nos pertence mais. Que eu iria sentir saudades do rio, dos bagres, dos lambaris e do velho Talma. O velho Talma era um senhor e amigo de meu avô que morava num sitio sinistro na beira do rio Embu-Guaçu. A gente temia, mesmo assim adoravamos entrar em sua casa. Ele tinha vários animais empalhados, como capivaras, falcões, veados entre algumas cobras submersas na cachaça.

Fotografia que tirei em 2005 do Rio em que brincavamos quando criança.
















Bendita cachaça. Eu não sabia que ia sentir tanto a ausência de meu avô. O Velho Vitalino Botelho. Um velho cheio de personalidade e vícios. De todos, o seu maior vício era a adoração pelo velho Wiskie. Talvez mais do que da cachaça ele gostasse de mim. Afinal de contas eu estive com ele em vários lugares e bares. Histórias incriveis foram contadas sobre ele e algumas eu mesmo presenciei. O Velho Vito era realmente sinônimo de terror, temor, diversão e preocupação para a família, mas acima de tudo era um dos meus maiores amores. Quantas coisas deixamos de viver juntos pela sua ausência. Vitão se foi com o sofrimento causado pelos seus grandes vícios.

Eu não sabia que sentiria falta do sítio de meus avôs, das galinhas, dos esquilos, dos frutos, dos ovos e da gemada batida com um pouco de vinho preparada por Luiza minha querida avó. Luiza se foi aos 93 anos. Com excessão do final ela nunca ficava doente e teve uma vida tranquila. Talvez um prêmio de Deus por ter vivido tantas dificuldades com seu marido e filho.

Eu não sabia que sentiria falta da velha janela frontal do nosso querido sítio. Janela que simbolizava a nossa infantil e poderosa união. Cinco crianças que se adoravam e brincavam sem parar. Que descobriram unidas a inexistência de Papai Noel e o inicio da puberdade. União que infelizmente já não existe mais, pois a realidade corroe o amor e a razão nos torna simples proprietários de objetos materiais.

Foto da Janela Frontal do Sítio de meus avôs.














Eu não sabia que sentiria saudades de meu Tio "Bú". Filho de Vitão e adorador da bendita cachaça também, ele fazia de tudo. Foi de dono de agência de carros a carreteiro com sua Kombi e me proporcionou momentos felizes, como sentir o vento no rosto ao acelerar seu Kadron vermelho. Sempre nos trazendo experiências diferenciadas e aguçando a minha curiosidade. Tio Bú também se foi cedo, maltradado pela mesma doença de meu avô.

Fotografia de meu tio Darci (bú) ao lado de mais um de seus veículos.
















São tantas ausências em minha vida, que eu passaria muito tempo aqui pensando para descreve-las. A vida nos transforma em colecionadores de mememórias.

3 comentários:

Társio disse...

Porra. Melhor texto seu que eu já li! Muito bom, man! Abç

Serbão disse...

seu Alcides de costeletas... mande um abraço pros véios! e como somos quase vizinhos, quando é que vc vai dar uam esticadinha lá em casa?

Crotti disse...

Pois é Sergião....eu preciso mesmo passar na sua casa. Domingo eu devo aparecer na casa da véia e dou uma esticada na sua casa , que número é lá :-s ?