quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A viola em minha vida!












Os que me conheçem um pouco sabem da minha grande paixão pela música. Sou um cara muito eclético, mas existem dois gêneros que eu gosto demais e que na minha opinião tem conceitos muito parecidos. O Blues e a música caipira, principalmente utilizando a viola. Sãos gêneros enraizados. E os violões do Blues e as violas caipiras utilizam afinações alternativas. Dois estilos sensacionais porque vêm da alma. Carregam o sentimento em suas canções. Som de gente simples. E a simplicidade é um fator maravilhoso e todo ser humano deveria tentar encontrá-la.

Enfim, cresci viajando muito pelo interior, vivi na beira de rios, rodeado pela natureza e conheci muita gente simples, uma vez que meu pai é um caipira maravilhoso que nos passou este magnifico conceito.

Na realidade este papo todo é pra chegar na indicação de um livro chamado "A Arte de Pontear Viola" de Roberto Corrêa. Eu adquiri o livro afim de estudar um pouco a minha "marvada" viola. O livro é inteiramente dedicado a viola caipira e traz uma boa e completa abordagem sobre ela e a sua música. O método é baseado na afinação Cebolão em Ré. Apresenta todas as lições em Partitura, Tablatura e Áudio através do CD que acompanha o trabalho. Fala sobre a história, sobre os tipos de instrumento, diversas afinações, calibre de cordas, acordes e estilos. Enfim, gostei muito do livro e sendo um grande fã do trabalho do Roberto Côrrea, resolvi postar aqui.

Afinal de contas o blog Raízeira Vai desde o Delta do Mississipi até os Sertões do Brasil !

O livro esta a venda no site do violeiro:

http://www.robertocorrea.com.br

Eu adquiri o meu na Free Note.

www.freenote.com.br

Um abraço a todos.

Nenhum comentário: