quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Champion Jack Dupree























Champion Jack Dupree foi um daqueles músicos que eu costumo gostar. Nasceu no começo do século passado. Não se sabe precisamente quando. Algo entre 1908 e 1910. Um pianista talentoso e um fantástico cantor. Seu piano soava com uma forte dose de Boogie Woogie, além da referência fantástica do Jazz de New Orleans. Realmente muita classe pra alguém que foi lutador de Boxe.

Entre 1940 e 2005, o nome de
Champion Jack Dupree, consta em pelo menos 179 discos. Entre gravações próprias, participações e coletaneas.

Algumas gravações são bastante curiosas e interessantes, caso de
"From New Orleans to Chicago" que contou com a participação de John Mayall nas hamonicas, Eric Clapton e Tony McPhee nas guitarras, Malcolm Pool no baixo, Keef Hartley na bateria, Bill Shortt no washboard e claro Champion Jack Dupree na voz e piano. Já em " Scooby Dooby Doo", você pode encontrar músicos como o fabuloso Mick Taylor na guitarra. Alguns produtos ingleses, derivados da famosa Bluesbreaker de John Mayall.

E falando em guitarristas, em discos de Champion Jack Dupre eu pude escutar alguns dos melhores sons de guitarra blues . Durante toda a produtiva carreira dele, podemos encontrar vários grandes guitarristas que o acompanharam, entre eles, Chris Lange, Carton McWilliams, Micker Baker, Paul Kossiff, Larry Dale, Louisiana Red & Larry Martin. Champion Jack Dupre também acompanhou o guitarrista Kenn Lending e sua banda.

O meu favorito é Larry Dale que dentre muitos discos participou do disco "Blues From the Gutter", que também é um dos meus preferidos
.

Com King Curtis no Sax e o grande Cornell Dupree na guitarra.



Anos 80 com Dave Douglas


1972






Nenhum comentário: