sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Blues em Português ?

Existe um movimento a favor do Blues cantado em português ! Eu sinceramente não tenho visto trabalhos interessantes caminhando nesta direção. Algumas poucas músicas com teor humorístico acabaram por vingar. E mesmo assim passam longe da realidade do estilo. Na realidade eu sou contra cantar o Blues em português. Porque é impossível fazer isso. O Blues não nos pertence ! Muita gente por aí já consegue desgraçar o Blues cantado conforme sua origem. Blues em português acabaria tirando as características do estilo, simplesmente porque as letras que são escritas por aqui, não têm relação alguma com o estilo. Mas pra mim nem tudo esta perdido, sou completamente favorável a boa música, seja ela de qualquer origem. Porque não criar algo novo ? Não seria mais fácil criar um novo estilo, influenciado pelo Blues e cantado em português? Deixem o Blues em paz. O blues é tão belo quanto a nossa música caipira. É uma questão cultural. E assim deve permanecer. Da mesma forma que surgiu.

Recentemente escutei uma música muito interessante. No disco "Navegantes" de Flávio Guimarães e gravado em 2003, existe uma música chamada "Balada de Robert Johnson". Trata-se de um repente contando a história de Robert Johnson. Música assinada por Flávio Guimarães, Bráulio Tavares e Sebastião da Silva. Música muito boa, feita com muita influência do Blues, utilizando muitos elementos brasileiros que nos remetem ao Blues. Eu sempre achei que o Blues tem muita associação com a música brasileira Nordestina e a nossa maravilhosa moda de Viola Caipira !

Isso sim é muito interessante, e faz todo o sentido. Fico muito contente de encontrar gente que sabe tudo sobre o Blues, criando música brasileira de qualidade fortemente influenciada pelo Delta do Mississipi.

O que falta ao brasileiro é orgulhar-se de sua boa música !

Vejam o video com a música abaixo :

Nenhum comentário: