terça-feira, 5 de agosto de 2008

VIOLEIROS DO BRASIL.














VIOLEIROS DO BRASIL.

Sábado dia 02 de Agosto de 2008, tive a oportunidade de estar presente no encontro de violas que se realizou no Auditório do Ibirapuera. Confesso que foi muito emocionante.

È bão demais ver aqueles brasileiros, fazendo música de extrema qualidade e sensibilidade. Dez anos após o primeiro encontro, lá estavam eles novamente. Almir Sater, Ivan Vilela, Pereira da Viola, Passoca, Paulo Freire e Adelmo Arcoverde. Além destes o projeto teve a participação de Braz da Viola, Pena Branca, Tavinho Moura, Zé Mulato & Cassiano que fizeram show em Brasília.

Destes violeiros, dois eu ainda não conhecia. Passoca e Adelmo Arcoverde. Todos eles no palco ao mesmo tempo. Sentados em banquinhos e segurando suas ferramentas de trabalho. A viola Caipira. E assim foi até o final !

Adelmo Arcoverde é um violeiro de origem pernanbucana ! Tem técnica apurada e músicas temáticas muito marcantes. Parecia que eu estava assistindo Heraldo do Monte tocando viola caipira.

Passoca é genial ! Cantando, assoviando, tocando sua viola e contando causos ! Fiquei muito admirado com este violeiro. Suas músicas são simplistas, mas tem conteúdo atual. Ele é capaz de misturar a beleza da viola com às gargalhadas proporcionadas pelos seus causos engraçados e divertidos !

Pereira da Viola, este conhecido violeiro do norte de Minas Gerais, tem muita expressividade musical e seu estilo regional é algo de uma beleza incomparável, digno da beleza Brasileira Além de bom violeiro, Pereira da Viola tem uma voz bastante poderosa.

Paulo Freire é muito simpático e engraçado. Sua música tem harmonias muito belas e suas canções possuem muita poesia. Simplesmente fantástico.

Almir Sater é pra mim o mais violeiro de todos ! Sentado ao centro do palco, e sendo o único de chapéu, fez sua viola soar como deveria. Ele realmente possui a linguagem da viola caipira. Sabe muito sobre o assunto. Enfim sou muito fã do Almir e o admiro demais musicalmente !

Em meio ao show, belíssimo por sinal, com imagens lindas transmitidas no telão ao fundo do palco, foram feitas homenagens a dois ícones da viola Brasileira que infelizmente se foram ! Zé Coco do Riachão e Renato Andrade ! Estes dois participaram do primeiro encontro “Violeiros do Brasil”, realizado 10 anos atrás. E os violeiros falaram com muita emoção sobre os dois violeiros, assim como foram exibidos vídeos documentários emocionates!

Ao final do espetáculo, Almir Sater anuncia a participação de uma menina para cantar com eles. E surge, num vestido vermelho, outro ícone da música Caipira ! Inezita Barroso, aos trancos e barrancos e trazida para o meio do palco e faz uma apresentação emocionante ! E aplaudida de pé por toda a platéia e violeiros, Inezitta Barroso proporcionou um lindo e digno final ao espetáculo.

O projeto "Violeiros do Brasil " acaba de virar Livro e DVD. Ainda não assisti ao DVD. O livro é muito interessante e possuí fotografias belíssimas. Além disso consta com uma relação de violeiros e Luthiers brasileiros.

Enfim é isso. Gostaria de deixar meu parecer sobre o acontecido. Um espetáculo muito bonito e emocionante. Realizado com artistas de grande talento. Dentro de um auditório espetacular, como nunca vi antes. Nada melhor do que tocar nossos corações com lindas músicas de nossa nação.


E vamo-se embora Rio Abaixo !!!

Nenhum comentário: