terça-feira, 6 de maio de 2008

Fogão de Lenha









Pra mim a simplicidade é algo que tem muito valor. Quanta coisa bonita esta presente no contexto da palavra simplicidade. Coisas que eu espero conseguir transmitir para minhas filhas um dia.

Dias atrás assisti um DVD simplesmente lindo. O primeiro DVD de Renato Teixeira, gravado ao vivo no Ibirapuera. As Músicas mantém um ritmo parecido e trazem aquele gosto de música caipira. Porém com uma dose de inteligência fora do comum!

Eita música boa ! É como o fogão de lenha. A gente taca lenha por baixo e o fogo mantém aquele constante calor no decorrer do dia. Sem falar no sabor. Comida feita em fogão de lenha tem outro gosto.

Renato Teixeira é como um “bão” fogão de lenha. Suas letras tem aquele tempero maravilhoso que traz um gosto de simplicidade. Coisas que a gente só vê nas pacatas regiões interioranas do Brasil. O poder da palavra é algo fantástico e através da voz de Renato é como as chamas do fogão, elas permanecem lá em nossos corações por muito tempo aquecendo nossas almas.

Me faz pensar no mundo que nos temos na mão. É este mundo mesmo, cujo o qual deixamos de viver os bons frutos nos dados pela terra. Quem sabe o que é ou morou no interior sabe do que estou falando. Quem pescou na beira de um rio, comeu frutos no pé de uma árvore, sentiu o aroma de um bom café da manha, dormiu numa casa simples feita de barro, entre outras muitas coisas, vai perceber que nas palavras de Renato encontramos a possibilidade de sentir e de nos emocionarmos. Sensações que não percebemos nesse nosso mundo feito de concreto.

Dizem por aí que Renato Teixeira se enquadra no estilo Folk Brasileiro. O próprio Renato Teixeira diz isso. Seja lá qual for à denominação correta para estilo musical dele, eu prefiro dizer que trata-se de mais um caipira maravilhoso traduzindo a linguagem do povo através de muita poesia.

E é bonito ver o filho junto com o pai , assim como é bonito ouvir a parceria de Renato com Chico Teixeira . Chega a me dar esperanças de que um dia a gente vai acordar pra escutar a boa música feita no Brasil. Além disso, a esperança é a última que morre ! Não é ?

Um show muito bacana e que vale a pena ser assistido. Apesar da participação duvidosa de Chitãozinho e Xororó em duas músicas.

Quanta saudade eu tenho deste mundo cantado por Renato Teixeira ! Alguém me traga o lampião, minha viola e apague a luz, por favor.

2 comentários:

Társio disse...

eu to afinzaço de ver esse dvd! Penso a mesmissima coisa sobre o Renato Teixeira. Alias, sobre o show no ibirapuera, aqui tem um belissimo release:
http://registrodissonante.blogspot.com/2008/04/renato-teixeira-auditrio-do-ibirapuera.html#links

[]'s e parabéns novamente pelo excelente texto.

Crotti disse...

Valeu Társião !
Quando quiser o DVD tá na mão !!
Quando rolar um show dele vou te chamar pra ir comigo !
Abração