segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Deus e o Diabo na terra do Rock !
























No final da década de 80 éra muito comum escutar numa rádio chamada Brasil 2000 uma banda brasileira chamada Golpe de Estado. Eu e muitos amigos eramos fãs demais dessa banda. Seus integrantes eram Catalau nos vocais, Paulo Zinner na bateria, Élcio Aguirra nas guitarras e Nelson no Contra baixo. Catalau era um grande vocalista e proprietário de uma presença de palco como poucos por aí. Na realidade ele éra completamente louco, chapado pelas drogas e alcool ! Mas era sensacional em cima de um palco. Sempre chapado!

Sábado passado estava eu numa loja de instrumentos musicais nas próximidades da Teodoro Sampaio quando me entra um maluco na loja. O cara saca de uma bag uma Telecaster azul Clara feita pelo Tágima. E começa a explicar, repleto de felicidade, os detalhes da guitarra. No meio da conversa ele começa a dizer coisas que me chamaram a atençao. Disse que já havia tocado com o André Cristovam e também participado da famosa Casa das Máquinas ! Eu já arregalei meus olhos surpresos e pensando.... quem é este maluco aí ??? Finalmente o cara disparou que havia tocado no Golpe de estado. Eu de imediato já perguntei para ele. Em que época você tocou com o Golpe ? Ele espontaneamente respondeu que sempre havia tocado com o Golpe ! Então eu começei a me ligar. E fiz minha indagação final. Qual o seu nome ? Ele então respondeu, meu nome é Catalau !!!!!!!! E fiquei muito surpreso. Afinal de contas eu não tinha notícias deste maluco há um bom tempo !

Então reverênciando a um grande ídolo eu lhe disse que era muito fã de seu trabalho com o Golpe de Estado. Ele ficou agradecido e continuamos num papo curto dentro da loja. Eu disse a todos que ele era o cara do Rock aqui no Brasil. Que nínguem era tão Rock ad Roll quanto Catalau. O cara era uma espécie de Keitt Richards ! Então ele se virou e disse que tudo o que ele viveu foi muito legal, mas que no final ele acabou em baixo das pontes de SP queimado Crack ! Disse que agora só fazia Rock and Roll para Jesus. Muitas pessoas vão dizer que o cidadão fez tudo de errado e depois de cagar tudo virou cristão. Fácil assim ! Você encosta do lado de Deus e os problemas causados já eram ! Eu sei lá, mas por mais careta que possa parecer, Catalau pelo menos se livrou das depêndencias tóxicas. Pra quem já foi um grande fá dele, não pude deixar de manifestar minha alegria. Fiquei feliz de saber que Catalu esta de volta a realidade, que deixou de vagar por aí em busca de algo que não iria levá-lo muito além das grandes estruturas de concretos paulistanas.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Gibson Les Paul 1959 - Peter Green
























Essa Gibson Les Paul fabricada em 1959 teve alguns proprietários no decorrer de sua história. Um deles e o mais importante foi Peter Green, ex guitarrista de John Mayall e da Fleetwoody Mac. Nas mãos de Peter essa guitarra se tornou uma verdadeira lenda. O som dessa guitarra sempre foi considerado único e imitado por muitos, principalmente em tempos modernos.
























Pelo que conta a história o captador do braço teria sido retirado e rebobinado em paralelo e as ligações foram feitas fora de fase ou algo próximo disso. Não se sabe ao certo se isso teria sido um acidente ou teria sido feito propositalmente. Mas o fato é que isso gerou a lenda em torno deste instrumeto que resultaria na sonoridade tão diferente de Peter Green.

















Acredito que isso tenha uma certa influência, mas o jeito de tocar de Peter Green sempre contou e muito. Ele foi um dos maiores guitarristas que eu já pude escutar. Durante
sua trajetória no meio musical, Peter teve um problema de saúde mental. A associação com o LSD, droga muito utilizada na época, é inveitável e o ácido acabou por concluir a devastação degenerativa cerebral. Na época Peter Green pirou. Chegou ao ponto de ver anjos que pediam que ele usasse o dinheiro arrecadado com a banda para ajudar instituições de caridade. E chegou a propor isso aos companheiros da Fleetwoody Mac. Não sei se era pelo fator da loucura adquirida, mas Peter costumava dizer que não gotava da Les Paul 1959. Ele achava que a guitarra tinha um braço gordo como um tronco de árvore. Entre suas ideologias, visões e sumiços, Peter Green acabou por sair da banda.























Após sua saída ele vendeu a guitarra para Gary Moore. Gary chegou a gravar um disco intitulado, "Blues For Greeny" pois era um grande fã de Peter.. Dizem que o próprio Moore teve que convencer a Peter Green de que aquela LP 1959 havia pertencido a ele um dia. Na minha opinião e na de muitas outras pessoas a guitarra não tinha o mesmo efeito "timbristico" nas mão de Moore. O que ressalta ainda mais o velho dizer popular de que o som esta na ponta dos dedos. Gary Moore vendeu a guitarra por uma bela grana.





















Recentemente, por volta de 2006, a guitarra apareceu a venda numa loja chamada Maverick. O valor do produto ? Dois Milhoes de Dolares. Absurdo ? O conceito que se formou sobre estas guitarras históricas estão gerando uma valorização absurda entre os istrumentos construídos nas décadas de 50 e 60. Até mesmo as Reedições feitas pela Gibson tem um valor de mercado muito alto. Talvez seja o preço de tantas histórias maravilhosas !!!


















sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Fender Telecaster 1952 - Keith Richards

















Keith Richards é uma das grandes estrelas do Rock ! Um cara que esta em atividade há tanto tempo que chega ser díficil de acreditar. Eu penso que Keith é o próprio Rock and Roll. Não existe no planeta nada mais próximo do Rock and Roll do que ele. O cara respira isso e outras coias também !!

















Parece que sua coleção de guitarras chega a um número expressivo próximo de 3.000 unidades entre guitarras, violões e similares. E muitas delas ele ganhou ! Há algum tempo atrás declarou que não conseguia tocar todos os intrumentos. E que na verdade suas ferramentas de trabalho estariam na base de 1o instrumentos. Pensou em abrir um museu ou em começar a presentear os amigos com suas guitarras. Imagine só que tipo de instrumentos deve haver na sua coleção ? Eu acho que mataria para poder dar uma olhadinha nisso tudo.
























Entre tantos instrumentos, o que ressalta aos olhos, ou melhor aos ouvidos são os sons que Keith tira de suas guitarras. Entre elas, uma que eu adoro é sua Fender Telecaster 1952. O que é curioso são as modificações que Keith costuma fazer em sua guitarras. Essa guitarra teve sua ponte trocada por uma American Standard. Além disso ele não utiliza a Sexta corda, removendo o sadles. Costuma dizer que é para beneficiar o baixista. Além disso a afina em G ! Também instalou um Paf na posição do braço. Diz a lenda de que é um captador retirado de uma Lap Steel. Várias discussões sobe o assunto rolam por aí e variam entre a origem do captador, fiação usada, ligação invertida e por aí vai. Tudo isso me leva a conclusão de que não é a toa que seu som é tão característico e sensacional. Keith não é um guitarrista técnico, mas é um dos mais criativos de todos os tempos. Poucas notas e diversos assuntos. Que o digam os fãs de Rolling Stones.





Você acha que essa guitarra perde o valor da originalidade com essas alterações ? Seria uma contradição sobre a originalidade ? Eu não acho. Pra mim ela entra para a história como a Tele 52 modificada de Keith Richards.

"Keith Richards é o cara e um dia a gente se encontra com ele no inferno !!! " - Esta frase é uma homenagem a meu amigo Társio (6) !

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Clapton Les Paul Beano
























Essa guitarra é um clássico tratando-se de LP. Eric Clapton a adquiriu usada numa loja chamada Lew Davis' que ficava localizada em Charing Cross Road, Londres por volta de Junho de 1965. Esta foi a guitarra utilizada por ele nas gravações do lendário albúm de John Mayall e The Blues Breakers que ficou conhecido como Beano. Não se sabe ao certo o ano de fabricação da guitarra. Era uma Les Paul Standard. Muitas discussões apontam para uma 1960, mas ela também poderia ser uma 1958 ou 1959. O fato é que dá pra analisar o quanto essa guitarra valeria nos dias de hoje. Porém a guitarra foi roubada por volta de Junho ou de Julho de 1966, durante o início dos ensaios para o primeiro show da banda Cream. Alguns acreditam que ela ainda exista e que ainda esta em Londres. Outras teorias dizem que a guitarra foi desmontada e vendida. Na verdade acho díficil que a realidade do fato venha a tona. Depois de 43 anos talvez o roubo até fosse perdoado, mas muitos outros fatores podem inibir o desejo de trazer essa guitarra de volta a vida!






















Eric Clapton em entrevistas dadas dizia que sentia muita falta dessa guitarra. Que ele nunca havia tocado em outra igual. Parece que em tempos mais recentes ele adquiriu uma LP que se aproxima da tão famosa Les Paul Beano. A Beano talvez tenha sido a Les Paul mais importante da história. Por ter pertencido a Eric Clapton, por ter sido roubada, despertando ainda mais curiosidade sobre o instrumento, por não se ter dados exatos da sua fabricação, por ser responsável por un dos timbres mais incríveis da história do Blues Rock. A partir dessa guitarra, as tão cobiçadas Burst's começaram a ter seus preços extremamente valorizados. Tornando o sonho de consumo para pobres mortais, praticamente impossível.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Les Paul 1958 - Jimmy page
























Jimmy Page talvez tenha sido o melhor guitarrista de rock atuando dentro de estudios de gravações. Os discos do Led Zeppelin tem arranjos acústicos sensacionais e Riffs de guitarra fortísssimos que ficaram gravados na história do Rock. Ele realmente foi um capítulo a parte quando se fala de um músico de estudio. Uma verdadeira lenda do Rock! Um guitarrista influenciado pelo som de Elvis Presley que passou pela banda Yardbirds, que depois formou o Led Zeppelin, foi dono de castelo e ainda foi considerado Satanista. Page frequentemente estava muito drogado em cima dos palcos. É possível ver videos onde dá pra ver o cara babando no palco, pra se ter idéia do estado alucinógeno do indíviduo!

















Talvez por isso ele não tenha sido tão brilhante ao vivo. Talvez as drogas comprometessem todo o talento que era tão evidênciado nos estudios de gravações. Page viveu intensamente a fase inicial e marcante da guitarra eletrica no Rock. E com certeza é uma das maiores estrelas deste meio. Ele faz parte da tão famosa e santa trindade da guitarra formada por Eric Clapton, Jeff Beck e o próprio Page. Entre tantas guitarras utilizadas por ele, evidentemente a sua preferida era a Les Paul. Entres as mais famosas ele usou uma 58 e também uma 59 que ganhou de presente de Joe Walsh em 1971 . Dois sonhos de consumo de qualquer um que goste de guitarras. Fora isso Page usou uma Fender Telecaster 1958 com pintura Psicodelica, uma Gibson SG doubleneck, uma Gibson '73 Les Paul Standard, uma Danelectro 59 entre outros instrumentos maravilhosos. De qualquer forma, em minha opinião a Les Paul 1958 foi a guitarra mais importante pois foi a guitarra que marcou seu estilo definitivamente.

Na foto abaixo a LP 1958 a esquerda e a 1959 a direita.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fender stratocaster 1954 White # 0001 - DAVID GILMOUR

















Hoje vou começar a falar de algumas guitarras especiais e históricas. Para começar vou trazer pro blog a Stratocaster 1954 White que pertence ao Sr. David Gilmour.

Ela não é a guitarra mais famosa de meu idolo maior, mas é sem dúvida uma guitarra de extrema importância. Afinal de contas ela carrega em seu neck plate a numeração 0001.

Ela raramente é vista empunhada por David Gilmour. Imagino eu que por se tratar de uma guitarra extremamente valorizada. Devem rolar temores de que ela possa ser roubada ou sofrer algum acidente. Ele é David Gilmour mas também é humano.

Abaixo um video da guitarra em ação.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ser social uma borrice anormal !
























Quem dita as regras na sociedade ? Quem tem grana é claro ! E os que não tem a tal grana, não passam de escravos de seus patrões! Tá, eu tó exagerando, mas em outros tempos, onde não havia tanta divisão de grana assim, nos poderíamos nos considerar escravos. Saímos de casa todos os dias atrasados, pegamos o mesmo transito todos os dias juntos, todos nós entramos no serviço praticamente no mesmo horário, almoçamos no mesmo horário, saímos do serviço no mesmo horário, pegamos trens, metrôs, e o maldito transito juntos e no mesmo horário. Isso é inteligente ? Porque os senhores do engenho não mudam a rotina do dia a dia e não renovam as energias de seus escravos ? Novos ares, horários, novas alternativas, novo entusiamo. Quantas pessoas gostariam de poder mudar essa situação maçante do dia a dia de um escravo do trabalho !

Enfim, tó escrevendo este monte de tranqueiras porque eu estou puto ! Estou muito chateado com a morte de Les Paul. É, a gente que tem alma cigana, é um tanto estranho e sentimental. Eu não estou nem um pouco a fim de trabalhar. Gostaria mesmo de pegar meu carro e tocar em direção ao mar. Encostar o carango na areia e ligar o som ! E ao som de mestre Les Paul tomaria uma dezena de cervejas geladas de frente ao maior gigante do planeta. O mar é algo que ao se olhar, explica o significado de nossas pobres vidas humanas ! Mas infelizmente sou forçado a ficar no trabalho, exercendo meu papel idiota perante a sociedade !

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Rip Les Paul

Hoje é mais um dia triste para aqueles que apreciam o mundo da guitarra e da música. Uma peça humana das mais importantes na história mundial da guitarra e da música faleceu hoje. Les Paul desocupa o velho corpo de 94 anos para enfim deixá-lo descansar. Corpo este que o ajudou a criar guitarras, efeitos e músicas de importância inigualáveis. É triste saber que mais um da velha guarda nos deixa. Estes caras são meus heróis. É muito difícil não ficar emocionado. Mesmo assim ainda ficam por aqui suas histórias, suas criações, seu talento e influências para que nós simples mortais possamos aprender com sua obra.

Pelo menos em outro lugar, a música vai rolar solta. Chet Atkins deve estar muito feliz em rever o mestre Les paul !

Meus sinceros sentimentos.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Homologação da Resolução No 13 do Conselho Nacional de Educação


















Este Brasil realmente surpreende ! Eu como pai de uma criança portadora da Sindrome de Down faço questão de ajudar a divulgar tamanha barbaridade. Para não complicar estou copiando aqui o post do amigo Fabio Adiron pelo Agência Inclusive (http://agenciainclusive.wordpress.com/2009/07/22/contra-a-exclusao-precisamos-da-sua-acao-imediata/).



Caríssimos

Os defensores da exclusão estão bombardeando o MEC para não homologar a resolução que garante o direito de todas as crianças com deficiência nas escolas comuns.

Precisamos imediatamente contrapor esse movimento e garantir que a Constituição, a Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e o futuro dos nossos filhos seja garantido.

Por favor, enviem o seu apoio à Homologação da Resolução No 13 do Conselho Nacional de Educação para :

gm-chefia@mec.gov.br

gm-chefia (arroba) mec.gov.br

Quem quiser usar o texto abaixo, fique à vontade.

Um abraço

Fábio Adiron
Inclusão : ampla, geral e irrestrita
http://xiitadainclusao.blogspot.com/

Exmo Sr Fernando Haddad
Ministro da Educação

Nós, abaixo-assinados, cidadãos brasileiros, entidades em defesa das pessoas com deficiência, organizações sociais e educacionais, solicitamos aso Ministério da Educação a imadeiata homologação da Resolução No. 13 do Conselho Nacional de Educação, um avanço inequívoco em direção a uma sociedade justa, inclusiva e com cidadania para TODOS.

Acreditamos que a educação inclusiva é base para a autonomia e para a vida independente e consideramos que o direito todo aluno de estudar na classe comum da escola regular é um direito dele; constitui obrigação da família, da sociedade e do Estado. A proposta de manter a educação segregada para crianças, adolescentes e jovens implica em abrir mão de um direito constitucional, dispondo de um direito que, por natureza, é definido como indisponível.

Falar em educação não implica tratar apenas do hoje, mas também do amanhã e do futuro de pessoas com deficiência que um dia deixarão de ser alunos e que devem ter o direito de viver em sociedade e fazer suas próprias escolhas. Devem também ter direito de acesso aos apoios quando necessário, à saúde, à cultura, ao trabalho, ao lazer, ao envelhecimento com dignidade e ao pleno exercício da cidadania.

Lutamos e exigimos que na escola comum as pessoas com deficiência sejam atendidas em suas especificidades . Mas não vamos consentir que, sob o pretexto das “dificuldades do convívio e de apoios, da falta de capacitação e da dificuldade de aprendizado” e até mesmo de possíveis falhas – considerando que esta é uma mudança de paradigma para a escola e a sociedade – que os retrocessos aconteçam, com a tentativa de manter a política de segregação.

Entendemos a importância do Atendimento Educacional Especializado, fortalecido pelo Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, que acontece necessariamente no contraturno atendendo às especificidades dos alunos com deficiência, assim como o Parecer nº 13/2009,que fortalece ainda mais o AEE e a Educação Inclusiva, direito indisponível e inquestionável garantido pela Constituição Federal nos art. 205, 206 e 208 e pelo art. 24 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo Brasil através do Decreto legislativo 186/2008, com status de emenda constitucional.

É importante considerar que, assim como a sociedade, a escola deve servir a todos (as) e levar em conta que a educação é essencial na vida de qualquer pessoa, bem como a convivência e o rompimento das barreiras do preconceito que os alunos com deficiência enfrentam. Quanto menor o convívio, mais as pessoas com deficiência serão consideradas como “especiais”, que pertencem a um mundo à parte. Agindo desta forma, mais dificuldades deixaremos como legado para seu futuro, quando não mais estaremos presentes.

Acreditamos que é justamente para evitar discriminar e segregar que a nossa Lei Maior garante esse direito que se traduz em dever para a família, sociedade e Estado, assim como a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que vigora no território nacional com valor de Emenda Constitucional garante a inclusão plena para pessoas com deficiência desde o seu nascimento.

Defendemos a inclusão total e incondicional de todas as pessoas em todos os contextos sociais e o direito de serem beneficiárias dos bens públicos e privados.

Defendemos o processo de transformação da sociedade para atender a singularidade humana e a pluralidade cultural, o que implica em rupturas e mudanças políticas, econômicas e sociais.

Defendemos a cultura da diversidade em oposição a cultura do preconceito, com base nos direitos humanos fundamentais de igualdade, participação, solidariedade e liberdade.

Defendemos a cultura da diversidade na educação não como busca do melhor modelo educativo individual ou de adaptações curriculares, mas da construção de sistemas educacionais inclusivos que assegurem o acesso e a permanência de todos como resultado da qualidade social da educação.

Defendemos a educação como um direito de todos e dever do Estado, seja esse o provedor dos serviços educacionais ou o fiscalizador dos serviços prestados por entidades privadas.

Defendemos a gestão democrática e controle social em todas as instâncias dos sistemas de ensino e nas unidades escolares.

Defendemos que a educação escolar é o instrumento fundamental de desenvolvimento individual, social, cultural, político e econômico do país para garantir o exercício da cidadania

A SEESP/MEC cumpre com a sua obrigação ao entender, compreender e definir o Atendimento Educacional Especializado de acordo com a Constituição Federal de 1988 e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em benefício dos 25 milhões de brasileiros com deficiência e suas famílias.




Um grande abraço, a todos.